Brasil e Argentina articulam para substituir o dólar no comércio bilateral, diz Garcia
19/11/2007 - 20h07
RENATA GIRALDI
da Folha Online, em Brasília
O assessor especial da Presidência para Assuntos Internacionais, Marco Aurélio Garcia, afirmou nesta segunda-feira que os governos do Brasil e da Argentina vão acelerar as articulações para substituir o dólar como moeda utilizada no comércio bilateral entre os dois países. A idéia é que os brasileiros utilizem o real e os argentinos o peso.
Garcia afirmou que a questão deverá ser solucionada no começo do próximo ano.
O fim da dolarização foi tema da reunião realizada hoje no Palácio do Planalto entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a presidente eleita da Argentina, Cristina Kirchner, e autoridades brasileiras e argentinas.
Garcia afirmou que o ministro Guido Mantega (Fazenda) disse na reunião que há "avanços" na busca por solução de problemas técnicos que impediriam a substituição do dólar pelas moedas locais.
"Pelo que o ministro Mantega explicou dos avanços e a resolução de alguns problemas técnicos, creio que no início de 2008 isso já estará em curso. Seguramente vai dar uma nova qualidade à relação comercial", afirmou o assessor, depois de cerca de duas horas de reunião.
Segundo Garcia, a atual valorização do real vai colaborar para o aumento das exportações. "A atual valorização do real é um instrumento que vai ajudar no curto prazo no aumento das exportações", disse ele.
Em seguida, o assessor afirmou: "Eu diria que o crescimento da economia brasileira, que não era tão forte como o da economia argentina, também vai ampliar as possibilidades da produção argentina, além de outras medidas já mais estruturadas de complementação".
Foi a primeira viagem internacional de Cristina Kirchner como presidente eleita para visitar um chefe de Estado. Ela toma posse no próximo dia 10 --em uma cerimônia composta de duas partes: uma na Casa Rosada (Palácio de Governo) e outra no Congresso.
Fonte: Folha Online
http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u346825.shtml
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial